Festival do Pão e 34º Festival de Folclore em Vila Cova à Coelheira

Integrados nas festividades de Nossa Sra. do Rosário, o Festival do Pão e a 34ª edição do Festival de Folclore têm data marcada para 10 de setembro, numa organização conjunta entre o Município de Vila Nova de Paiva, a Junta de Freguesia de Vila Cova à Coelheira e o Grupo Folclórico e Etnográfico desta vila.

Os produtos endógenos, aliados à gastronomia tradicional, ao artesanato típico, ao folclore e às práticas de outrora, encontram-se reunidos nesta iniciativa que pretende dar a conhecer as potencialidades e a riqueza do nosso meio rural.

O programa da festividade religiosa tem início no sábado, dia 9 de setembro, pelas 19h15, com a entrada solene de Nossa Sra. do Rosário na Igreja Matriz e o Canto de Vésperas. No domingo, dia 10 de setembro, o programa prossegue com uma Missa e Procissão do Adeus, com o Festival do Pão e produtos regionais, restaurantes e tasquinhas gastronómicas, artesanato, folclore, uma exposição referente ao Ciclo do Pão e a possibilidade dos visitantes poderem confecionar as suas próprias bôlas em fornos de lenha comunitários.

Aliado a esta iniciativa está a 34ª edição do Festival Nacional de Folclore de Vila Cova à Coelheira. A partir das 15h00, o Festival tem início com o desfile etnográfico e as atuações dos grupos folclóricos convidados, assim como do grupo anfitrião, o Grupo Folclórico e Etnográfico de Vila Cova à Coelheira. Os grupos convidados são o Rancho Típico de S. Mamede de Infesta, Grupo Etnográfico de Samuel – Soure, Grupo Folclórico Nossa Senhora dos Altos-Céus – Anta Espinho e o Grupo de Danças e Cantares de Barcelos.

A partir das 18h00, Quim Barreiros promete uma atuação à sua maneira, com boa disposição e músicas brejeiras e divertidas, no encerramento deste certame.

Regulamento e ficha de inscrição

cartaz