4º Festival da Truta

A Praia Fluvial de Fráguas acolhe, nos próximos dias 12, 13 e 14 de junho, a 4ª edição do Festival da Truta, numa organização do Município de Vila Nova de Paiva, em parceria com as Juntas de Freguesia e Clubes de Caça e Pesca concelhios, Agrupamento de Escolas e Escola de Hotelaria e Turismo Douro – Lamego.

Esta é uma iniciativa que pretende realçar todo o potencial de um dos ex-libris do concelho com um excelente aproveitamento turístico e gastronómico – a Truta do Rio Paiva.

O Rio Paiva é o habitat propício ao desenvolvimento da chamada "truta de pinta vermelha", que povoa as suas águas frias e bem oxigenadas. Manter o equilíbrio faunístico, permitir o desenvolvimento destas trutas tão apreciadas, sensibilizar os mais novos para a preservação dos rios e das suas espécies autóctones, são alguns dos objetivos a que o Município se propõe, com a realização deste certame. As ações de repovoamento são exemplo disso e são o ponto de partida do festival, na sexta-feira, dia 12.

O dia 13 inicia com Pesca no Paiva, fazendo jus a uma das atividades que melhor carateriza estas terras do Alto Paiva. A tarde será preenchida com a já habitual Marcha Solidária Contra o Cancro, em parceria com o Grupo de Voluntários da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Esta iniciativa conta com uma caminhada entre Vila Nova de Paiva e a freguesia de Fráguas, onde decorrerá mais tarde a atuação do Rancho Folclórico Terras do Alto Paiva.

No dia 14, domingo, o festival abre com pesca livre e com expositores de venda de produtos regionais e artesanato e com a exposição dos trabalhos elaborados no âmbito do II Concurso de Artes Plásticas "Trutas com Pinta".

O Chef João Paulo Magalhães, da Escola de Hotelaria e Turismo Douro – Lamego, propõe receitas inovadoras com truta nas ações de showcooking que decorrem às 11h00 e às 15h00.

A truta será o cartão de visita deste certame e poderá ser apreciada nos restaurantes e tasquinhas gastronómicas presentes no festival.

A animação não foi descurada e conta com a atuação do grupo de música tradicional portuguesa Zaatam e encerra com a boa-disposição e brejeirice do artista Zé do Pipo.

Durante o dia de domingo, os mais pequenos terão à disposição canoas, water balls e insufláveis.

Cartaz Truta 2015