Dia Mundial da Luta Contra o Cancro

IMG 6942

O Grupo de Voluntariado da Luta Portuguesa Contra o Cancro de Vila Nova de Paiva assinalou no passado dia 3 de fevereiro, o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro (celebrado a 4 de fevereiro), com uma sessão de sensibilização realizada no Centro de Saúde da sede de concelho e deixando algumas mensagens de conforto, esperança e luta.

Esta iniciativa contou com o apoio do Município de Vila Nova de Paiva, representado pela Vereadora Delfina Gomes.

O Dia Mundial do Cancro é um evento global que visa unir a população em torno da luta contra o cancro. Destina-se a salvar vidas humanas, através da sensibilização e da educação. Representa uma tentativa de criar oportunidades para se falar de cancro, focando diversas temáticas ligadas ao cancro. A União Internacional de Controlo do Cancro, a entidade responsável pela definição das iniciativas desta efeméride, propôs para este ano o início de uma campanha a decorrer durante o triénio 2016-2018: "Nós Podemos. Eu Posso.” A mensagem a passar é de responsabilização individual e social/comunitária de diversos temas relacionados com a doença oncológica, que vão desde a prevenção da doença ao acompanhamento do doente e dos cuidadores.

Através do contacto direto, na distribuição de folhetos, cartazes e autocolantes que convidam à ação de quem os recebe, "Nós Podemos. Eu Posso.” explora como individual e coletivamente podemos agir na luta contra o cancro.

As ações propostas pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro tanto decorreram em salas de aulas de diversas escolas dos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, como em unidades hospitalares. Com a colaboração dos vários grupos de voluntariado comunitário da LPCC, foram dinamizadas atividades de sensibilização em 78 localidades na região centro.

IMG 6921 IMG 6923 IMG 6925 IMG 6926 IMG 6927
IMG 6928 IMG 6929 IMG 6930 IMG 6931 IMG 6932