Uma Noite na Biblioteca” convidou a dormir entre os livros

IMG 1657

Em comemoração do Dia Mundial do Livro e Direitos do Autor (23 de abril) e à semelhança do ano transato, realizou-se de 20 para 21 de abril, a atividade: “Uma Noite na Biblioteca”, uma atividade que pretendeu incutir nos mais novos o gosto pela leitura e pelos livros.

Pelas 21 horas fez-se o acolhimento das crianças participantes e das suas famílias, com a presença da Vereadora do Pelouro da Cultura, Delfina Gomes.

As Técnicas do Município responsáveis pela atividade, Maria José Azevedo e Sandra Martins, realizaram junto com as crianças as várias atividades propostas: técnicas de quebra-gelo, Hora do Conto com a história “O Nabo Gigante” dramatizado pelas crianças, levando-as a perceber a importância da expressão dramática, a presença em palco, a improvisação e a encarnação das personagens.

Com o avançar da noite e já com os ânimos mais calmos, os participantes fizeram uma pequena ceia do bibliófilo, adoçada com um excelente bolo graciosamente cedido pela Pastelaria Doce Paiva. Os momentos que se seguiram, serviram para introduzir algumas técnicas de relaxamento, terminando com uma sessão de cinema à qual não faltaram as respetivas pipocas, gentilmente oferecidas pela Vereadora Delfina Gomes.

Ao clarear do dia 21 já os meninos saltavam, riam, pulavam e deliciaram-se com um saboroso pequeno-almoço.

Antes da partida, as crianças elaboraram uma história a relatar as experiências vividas naquela noite.

Para que esta iniciativa permaneça na memória dos participantes, os mesmos foram presenteados com uma lembrança elaborada pelos jovens com necessidades educativas especiais, Nelson, Tiago, Alcino e Zézito, orientados pelas Técnicas do Município, Carla Pais e Cláudia Ferreira, responsáveis pela atividade de Expressões do Projeto Mais Desporto Mais Saúde.

E como tudo tem um fim, dissemos adeus aos meninos com um sorriso de um provável até para o ano!

Gostámos muito de os ter cá!

Uma Noite na Biblioteca (história)

Houve um dia que viemos para a biblioteca dormir, estávamos muito ansiosos que chegasse a hora, e também muito curiosos...
Sentámo-nos nas escadas para conhecer uma Senhora, que era a Senhora Vereadora a Dr.ª Delfina, ela trazia um saco grande e o saco tinha duas caixas enormes cheias de pipocas!
Cheiravam tão bem!
De seguida fomos espreitar onde íamos dormir, até havia joaninhas penduradas no tecto e flores nas estantes.
Sentámo-nos todos em círculo e fizemos o jogo do quebra-gelo que se chamava o Telefone Estragado. Fartamo-nos de rir porque a frase “A galinha pôs o ovo” transformou-se em “Era um super herói”.
Leram-nos uma história intitulada “O Nabo Gigante” e a Teresa disse logo que foi o António Mota que escreveu.
A Sandra e a Maria José convidaram-nos a ser atores e atrizes, nós pensávamos que não éramos capazes, mas elas disseram que sim.
Fizemos um sorteio para escolher quem seriam os personagens e o narrador.
Fico tudo muito bem escolhido e a Mariana era o narrador.
Sentou-se nas escadas do palco para começar a ler a história.
No palco estavam à nossa espera as roupas e os adereços para a dramatização do conto.
O velhinho precisava de um bigode, de um colete que tinha sementes de nabo no bolso e de um chapéu de palha e a velhinha de um lenço e de um avental.
Fizeram um bigode ao Mateus que junto com a Eva, que era a velhinha, sentaram-se nos bancos ao pé de um regador, de um nabo e de um ancinho.
Os outros meninos tinham máscaras de todos os animais que havia na quinta, a Lara, a Teresa, a Juliana, a Joana Rego e a Joana Ribeiro, o Mateus Loureiro, o João Marques e o João Afonso, a Carolina, a Mariana, a Mafalda, a Inês, a Mara, a Eva Trindade, o Ruben e a Aline, mas também havia um menino e uma menina que eram o Rodrigo e a Margarida.
Todos juntos puxaram pelo nabo mas como ele não saía, a velhinha disse que tinha de ir buscar mais um, o mais pequenino de todos os animais, o ratinho que era o Rafael.
Foi assim que o nabo saiu da terra, porque a união faz a força e juntos somos mais fortes.
O nabo era mesmo maior que o velhinho!
Nesta noite aprendemos também algumas cores em Língua Gestual Portuguesa e fomos comer o bolo, que estava muito bom, bebemos leite e fomos lavar os dentinhos.
E Vitória! Vitória! Acabou-se a História!
Esta noite foi para nós divertida, engraçada, fixe, alegre, fixória, cool, feliz, gira, diferente, fantástica e especial.
Queremos vir cá dormir outra vez!

IMG 1527 IMG 1532 IMG 1533 IMG 1537 IMG 1542
IMG 1544 IMG 1548 IMG 1552 IMG 1553 IMG 1561