Homenagem a Orsay e aos emigrantes

IMG 7463

David Ros, Maire d' Orsay, em conjunto com membros do seu executivo e do Comité de Jumelages, estiveram em Vila Nova de Paiva, a convite do Presidente do Município, José Morgado, naquela que foi a 6ª visita deste autarca francês às terras do Alto Paiva.

No âmbito dos intercâmbios económicos e culturais advindos do Acordo de Geminação entre Vila Nova de Paiva e Orsay (França), este Município quis prestar uma homenagem a todos os emigrantes e estreitar os laços de amizade e parceria com a vila francesa de Orsay, atribuindo o nome Avenida d' Orsay à nova via de circulação junto à Praia Fluvial de Vila Nova de Paiva.

A mesma honra teve Vila Nova de Paiva, quando em 2013, a edilidade francesa inaugurou no Parc Charles Boucher, em Orsay, uma alameda com o nome de Vila Nova de Paiva.

A cerimónia iniciou pelas 10h30, com a intervenção de boas-vindas e agradecimentos do autarca José Morgado às entidades visitantes e a todos os presentes. Seguiu-se o descerrar da placa da Avenida d' Orsay, na presença de membros dos dois executivos, do Comité de Jumelages, de autarcas locais, de dirigentes das associações portuguesas sediadas em Orsay e Les Ulis nomeadamente, a Associação Cultural Portuguesa Les Ulis-Orsay e a Associação Terra Lusa, do corpo de Bombeiros Voluntários de VNP, bem como de muitos emigrantes que quiseram ser testemunhos desta homenagem.

A visita seguiu depois para o vizinho Município de Sátão, o qual se encontra geminado com a vila francesa de Les Ulis.

IMG 7442 IMG 7445 IMG 7460 IMG 7463 IMG 7469
IMG 7473 IMG 7480 IMG 7486 IMG 7494 IMG 7498