Vila Nova de Paiva foi contemplada no projeto Eco-Escolas – Rota dos 20

DSC06744

O Município de Vila Nova de Paiva em coordenação com o Agrupamento de Escolas, recebeu de 19 a 26 de outubro, a Rota Eco Escolas a comemorar os seus 20 anos de atividade, data assinalada a pretexto e que se transforma assim na “Rota dos 20”, integrando o tema da mobilidade Sustentável.

No passado dia 19 de outubro deu-se a abertura oficial da semana Eco Escolas – Rota dos 20 com o hastear da bandeira alusiva à comemoração dos 20 anos da mesma e passagem dos testemunhos que simbolizam o compromisso dos municípios e das escolas premiadas com a rota. A cerimónia realizada na Escola Secundária/3 de Vila Nova de Paiva pelas 10h30 da manha, contou com a presença do Presidente do Município de Vila Nova de Paiva, José Morgado, do Diretor do Agrupamento de Escolas, João Adelino Santos e do Vereador do Município de Cinfães, Serafim Rodrigues.

No decorrer do mesmo dia os alunos tiveram oportunidade de interagir e contactar com equipamentos elétricos, nomeadamente 1 carro e 6 bicicletas do projeto E3DL – Eficiência Energética e Ambiente nos Centros Urbanos da Região Dão Lafões, gentilmente cedidos pelo Municipio de Mangualde, e ainda 6 “Trikes” veículos elétricos integrantes do projeto “Anda Ver Viseu” da empresa Simbioselementar.

No dia 22 de outubro, decorreu no auditório da escola Secundária/3 de Vila Nova de Paiva uma sessão coletiva de esclarecimento dedicado ao tema da semana “Mobilidade Sustentável”, onde foram introduzidos e discutidos conceitos como meios de transporte individuais e coletivos, meios de deslocação mais suaves como caminhadas e bicicleta, e meios de transporte mais eficientes nomeadamente os veículos elétricos.

O dia 26 de outubro marcou o encerramento da semana Eco Escolas – Rota dos 20, com a cerimónia de passagem da bandeira e dos pergaminhos para o Município de Penalva do Castelo, garantindo assim a continuidade e sucesso desta grande iniciativa que é a Rota Eco Escolas.

A iniciativa foi levada a cabo pelo setor de ambiente da Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva em parceria com o Agrupamento de Escolas, em apoio destes ambiciosos projetos que visam a sustentabilidade ambiental. Mais de uma centena de alunos aderiu e participou ativamente no sucesso da atividade, sendo dado um importante passo para a consciencialização da comunidade para o uso de veículos sustentáveis.

DSC06718 DSC06721 DSC06722 DSC06744 DSC06745
DSC06754 DSC06764 DSC06780 DSC06789 DSC06807