Imprimir

"No Princípio era a Luz" - Centro Português de Serigrafia

Com o título: "No Princípio Era a Luz", teve início a 25 de Junho no Auditório Carlos Paredes de Vila Nova de Paiva mais uma mostra que assinala os 30 anos do Centro Português de Serigrafia, com uma seleção das obras patentes recentemente na exposição que decorreu em seis museus nacionais e no Convento de Santa-Clara-a-Velha de Coimbra: A Realidade do Imaginário comissariada por Maria João Fernandes (A.I.C.A., Associação Internacional de Críticos de Arte) e com organização e Direção Artística de Alexandra Silvano.

O CPS que se afirmou no plano nacional e internacional, reconhecido por diversos prémios no estrangeiro, foi criado em 1985 por António Prates, responsável por uma Fundação e por uma das mais internacionais galerias de Lisboa e é dirigido por João Prates que incrementou extraordinariamente o projeto inicial. Com mais de mil edições, transformou-se num verdadeiro Museu ao alcance do grande público dos amantes da arte. Contribuiu de forma pioneira para a democratização cultural, ideal que decorreu naturalmente do espírito do 25 de Abril e empenha-se atualmente com sucesso em estender as fronteiras da sua ação ao Brasil.

A atual exposição apresenta em dois conjuntos, tematicamente, as imagens do dia e da noite incluindo as figuras que simbolicamente permitem a comunicação entre estes dois polos e um imaginário cósmico inspirado pela alquimia.

Um verdadeiro deleite para os sentidos e um modo de festejar e partilhar a arte, que bem representa a filosofia que o Centro Português de Serigrafia vem desenvolvendo há trinta anos.

expoCPS

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.