Campanha: “Eu Reciclo”: Recolha de Frações Recicláveis nos Estabelecimentos Comerciais

ReciclagemVNP

Os resíduos sólidos urbanos (RSU) constituem um dos maiores problemas ambientais do século XXI. O crescimento exponencial do lixo vulgar a par com uma maior diversidade do tipo de resíduos e uma menor capacidade de se degradar na natureza, são fatores que representam uma enorme perda de recursos, sob a forma de materiais e de energia, e perda de qualidade de vida.

De uma forma geral, mais de 35% dos resíduos sólidos urbanos (RSU) consistem em material orgânico (ex.: restos de comida, resíduos verdes de jardim, etc.); o papel e cartão têm uma fatia de 23,7%; 13,5% são embalagens de plástico e metal; e o vidro ocupa 5,6% sendo o restante, têxteis, finos, madeira e outros resíduos (Fonte: Agência Portuguesa do Ambiente).

A Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva pretende desenvolver boas práticas ambientais em conjunto com os diversos sectores da comunidade, assim em parceria com a Associação Comercial Concelhia, pretende-se aumentar a taxa de Resíduos Sólidos Urbanos encaminhados para Reciclagem. Esta é uma questão que ocupa a linha da frente das políticas ambientais e no sentido de optimizar a gestão de resíduos e travar a tendência crescente da sua produção, a Câmara Municipal desenvolve inúmeras campanhas de educação e sensibilização ambiental junto de toda população.

A campanha “Eu Reciclo: Recolha de Frações Recicláveis nos Estabelecimentos Comerciais” levada a cabo pelo Município em parceria com a Associação de Comerciantes do concelho, é uma iniciativa que visa e promove a Reciclagem e separação adequada do lixo junto dos comerciantes, oferecendo serviços de recolha com a periodicidade de uma semana, garantindo o seu correto encaminhamento e futura reciclagem.

Na mais recente ação de sensibilização junto dos comerciantes registou-se um aumento de aproximadamente 16% de estabelecimentos aderentes á campanha. Os dados do inquérito de satisfação dirigido aos comerciantes aderentes revelam que cerca de 65% fazem a separação de todos os resíduos recicláveis, sendo que dos restantes, aproximadamente 11% fazem apenas a separação do papel/cartão, 11% separam somente o vidro, e os restantes 3% dos inquiridos apenas embalagens. Quando questionados acerca do seu grau de satisfação acerca da iniciativa e da atuação da Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva, os comerciantes revelaram-se satisfeitos e manifestaram o interesse e apoio no sucesso da campanha e em iniciativas futuras, pois partilham do sentimento e da opinião que as atitudes sustentáveis tem que ser cada vez mais promovidas e empregadas na nossa sociedade.

ReciclagemVNP1

Folheto Informativo