Manual de Identidade Alimentar em Viseu Dão Lafões apresentado em Vila Nova de Paiva

Vila Nova de Paiva está entre os municípios que integra o Manual de Identidade Alimentar em Viseu Dão Lafões, cuja apresentação teve lugar no dia 16 de janeiro, no Salão Nobre da Câmara Municipal.

Este manual foi elaborado graças a um trabalho de envolvimento da comunidade, momentos de partilha de vivências e memórias, reunindo práticas, produtos e costumes alimentares enraizados na região, que representam a identidade alimentar deste território.

Ao longo das páginas deste manual é feita uma caracterização do território de Viseu Dão Lafões: a terra, a paisagem, as pessoas, a identidade alimentar seguindo a estrutura da Roda dos Alimentos Mediterrânicos, os utensílios e espaços alimentares e a finalizar, a Mesa de Viseu Dão Lafões, seguindo um percurso desde o campo até à degustação.

A apresentação contou com a presença do autarca paivense, Paulo Marques, do Coordenador da ADDLAP, Carlos Cardoso e das nutricionistas Ana Helena Pinto e Maria Inês Paula, da Nutrition for Happiness, identidade responsável pelo projeto.

O Presidente do Município focou o empenho deste executivo na melhoria da alimentação dos mais jovens, assumindo a gestão das cantinas escolares e dando primazia à utilização de produtos frescos locais e de boa qualidade, que permitiu que as mesmas mais que duplicassem o número de refeições servidas, no espaço de dois anos.
O Manual de Identidade Alimentar em Viseu Dão Lafões resultou de uma parceria entre a CIM Viseu Dão Lafões e a ADD - Associação de Desenvolvimento do Dão, a ADICES - Associação de Desenvolvimento Local, a ADDLAP - Associação de Desenvolvimento Dão, Lafões e Alto Paiva e Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Equilibrada e Sustentável, da Agenda de Inovação Terra Futura, do Ministério da Agricultura.

1 2 3 3a 4