25 de Abril em Vila Nova de Paiva

Vila Nova de Paiva aderiu, uma vez mais, às comemorações do 25 de Abril, assinalando os 42 anos da Revolução dos Cravos.

O programa das comemorações iniciou com uma arruada com Banda Musical Progressiva de Vila Cova à Coelheira, pelas 9h30. Pelas 10h00, o Hino Nacional, tocado pela Banda, acompanhou o hastear das bandeiras, sob a guarda de honra dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Paiva, na presença de várias entidades convidadas, alunos, professores e público em geral que se associaram a estas comemorações.

A sessão solene no Salão Nobre foi presidida pelo Presidente da Assembleia Municipal, Paulo Marques, que convocou os alunos a comporem a Mesa da Assembleia Municipal de Jovens, enquanto os restantes, no papel de deputados, questionaram o Presidente da Câmara sobre diversas temáticas sociais, económicas e culturais, revelando preocupação e consciência dos problemas que assolam Vila Nova de Paiva.

A qualidade da água e a resposta da ETAR às exigências do Rio Paiva, medidas de proteção social, desertificação e emprego, inauguração da Biblioteca Municipal, atividades no Parque Botânico Arbutus do Demo, soluções para a atual situação do Centro de Saúde, futuro das escolas com a crescente diminuição de alunos, medidas de preservação do património natural e edificado, infraestruturas de cultura e tempos livres, municipalização da educação e abertura do Museu Arqueológico, foram questões levantadas ao autarca José Morgado.

Seguiu-se a apresentação da ideia selecionada do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva à 5ª edição do projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica”, promovido pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa.

A ideia propõe várias medidas a implementar no concelho de Vila Nova de Paiva, de forma a torná-lo turisticamente atraente aos visitantes.

Sendo uma das questões levantadas durante a Assembleia de Jovens, o Presidente do Município propôs uma visita ao Museu Arqueológico do Alto Paiva, cuja inauguração se realizará em breve.