FRAGMENTOS DO AMOR DE DEUS

Foi inaugurada, no dia 17 de dezembro,  no Auditório Municipal Carlos Paredes, a exposição - "Fragmentos do Amor de Deus" que estará patente neste espaço até dia 15 de março de 2017.

A exposição temporária Fragmentos do Amor de Deus resulta de uma colaboração entre os Departamentos dos Bens Culturais das Dioceses de Viseu e Lamego e o Município de Vila Nova de Paiva. A realização do inventário nas paróquias de Oliveira de Frades, Vouzela, São Pedro do Sul e Viseu, através de um projecto financiado pela ADDLAP, abriu um universo de possibilidades muito alargado no que concerne à valorização e comunicação dos bens culturais da Igreja. Assim, para além de potenciar o seu enquadramento e utilização no âmbito da evangelização, permite conhecer as existências e o seu estado de conservação, aspectos fundamentais para que se possam planear intervenções de conservação e restauro, bem como para a organização de narrativas expositivas integradoras das vertentes cultural e eclesial.

Para este projecto foram seleccionadas cerca de quatro dezenas de peças, de tipologias diversificadas (paramentaria, ourivesaria, pintura e escultura), que abrangem um arco cronológico alargado, desde o século XI ao século XIX.

O título Fragmentos do Amor de Deus enquadra as fragilidades e as inconstâncias da humanidade na força e na grandeza do Amor de Deus. Um Amor incondicional, que se manifestou no Sim de Maria e de José, na presença de Cristo entre os homens, no Seu sofrimento, morte e ressurreição, na acção e no acreditar de muitos homens e mulheres de que os santos são testemunho.

Fragmentos