Vila Cova à Coelheira, anfitriã do Festival do Pão e XXXIII Festival de Folclore

A freguesia de Vila Cova à Coelheira acolheu, este fim-de-semana, mais uma edição do Festival do Pão e a 33ª edição do Festival de Folclore, inseridos nas festividades de Nossa Sra. do Rosário.

As temperaturas altas marcaram esta iniciativa realizada no dia 11 de setembro, numa organização conjunta entre o Município de Vila Nova de Paiva, a Junta de Freguesia de Vila Cova à Coelheira e o Grupo Folclórico e Etnográfico desta freguesia.

As festividades religiosas tiveram início no sábado, dia 10 de setembro, com a entrada solene de Nossa Sra. do Rosário na Igreja Matriz e o Canto de Vésperas, prolongando-se ainda pelo domingo com uma Missa Solene e Procissão do Adeus.

A abertura oficial do Festival do Pão contou com a visita do executivo autárquico e da Junta de Freguesia de Vila Cova à Coelheira aos vários expositores de gastronomia e artesanato presentes.

Nos fornos comunitários foi grande a azáfama durante o dia com a confecção de bôlas para a prova e para venda ao público. Bôlas de chicho, de salpicão e de sardinha típicas desta freguesia, foram apreciadas durante a prova, por quem nos visitou.

Aliada ao Festival do Pão esteve a 33ª edição do Festival Nacional de Folclore de Vila Cova à Coelheira que, a partir das 15h30, contou com o desfile etnográfico e as atuações de grupos folclóricos de vários pontos do País. O grupo anfitrião, o Grupo Folclórico e Etnográfico de Vila Cova à Coelheira iniciou a sua atuação encenando um quadro típico da lavoura desta região, “malhar o centeio”, carregado por uma junta de vacas, que reavivou velhas memórias no público presente. Seguiram-se as atuações do Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Fermedo e Mato – (Arouca), o Grupo de Pauliteiros de Cércio (Miranda do Douro), o Grupo Folclórico ACR Senhora da Aparecida (Lousada) e o Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande (Guimarães).

Pelas 18h30, subiram ao palco os Minhotos Marotos que animaram o certame com música popular portuguesa, brejeirice marota e cantares ao desafio com a participação do público, encerrando a iniciativa com muitas gargalhadas e boa disposição.

IMG 5145 IMG 5149 IMG 5151 IMG 5154 IMG 5158
IMG 5159 IMG 5167 IMG 5170