Encontro de Comunicação Institucional

5090

A divulgação da importância que a comunicação representa para as instituições, a relação entre o público e as mensagens veiculadas pelos meios de comunicação e o reforço da imagem de uma instituição como uma contínua responsabilidade, foram alguns dos objetivos que estiveram no cerne da realização do Encontro de Comunicação Institucional.

Esta iniciativa foi promovida pelo Município de Vila Nova de Paiva, no passado dia 29 de novembro, no Auditório Municipal Carlos Paredes, para um público constituído por dirigentes e técnicos de gabinetes de comunicação autárquicos, de serviços culturais, de turismo, de, instituições, de secretariado, professores, alunos, órgãos de comunicação social, entre outros.

Comunicação como Estratégia de Motivação” e “Estratégias de Comunicação e Municípios”, foram os dois painéis que preencheram o período da manhã, abordando temas como a inteligência emocional, a liderança, o projeto autárquico e o caso prático de comunicação do Município de Óbidos. José Moreira da Silva (Professor Universitário), Paula Rocha (Keep Corporate), Rui Fonte (Fundação Lapa do Lobo) e David Vieira (Município de Óbidos) foram os oradores convidados.

O período da tarde foi preenchido com o painel “Comunicação, Redes Sociais e Convergência Mediática”, do qual fizeram parte temas como a leitura e as tendências para o futuro dinamizado por Bruno Cardina (Agrupamento de Escolas de Nelas), as Redes Sociais e o comportamento humano por Patrícia Araújo (Bestcenter) e a revolução tecnológica da comunicação social e suas consequências, abordado por Luís Paulo Rodrigues (LPR Comunicação Integrada e autor do livro “Comunicação – Riscos e Oportunidades”).

A moderação dos painéis ficou a cargo de Paula Teixeira (Teatro Regional da Serra do Montemuro), da Vereadora Delfina Gomes (Município de Vila Nova de Paiva) e de Amadeu Araújo (Jornalista).

O Presidente do Município paivense, José Morgado abriu a iniciativa com palavras de boas-vindas e reforçou a importância de uma comunicação eficaz dentro de uma organização. Já o Presidente da Assembleia Municipal, Paulo Marques, encerrou o encontro agradecendo a presença de todos e referindo a importância do mesmo na troca de experiências de comunicação em diferentes instituições e com várias finalidades.

Do Encontro de Comunicação Institucional, ficam algumas frases-chave:

“A Inteligência Emocional alterou radicalmente o modo como apreendemos a nossa excelência pessoal...”.
“Liderar é a capacidade de levar os outros a fazer o que queremos que eles façam...”.
Num projeto autárquico “A pessoa deve ser o parceiro e fator de identidade...”.
“Comunicação é tentativa e erro”.
“A leitura digital veio para ficar e será o futuro nas escolas”.
“A Internet e as Redes Sociais não esquecem”.
“Comunicar é existir publicamente”.