Combate à Vespa das Galhas do Castanheiro

Considerada uma das pragas mais prejudiciais para os castanheiros em todo o Mundo, a vespa constitui uma séria ameaça à sustentabilidade dos soutos e das matas dos castanheiros na Europa. Preocupada com esta realidade, a Câmara de Vila Nova de Paiva está a apostar no combate a esta praga através de largadas de parasitas, que podem eliminar esta praga que afeta todas as produções.

Desta forma foi realizada no dia 11 de maio uma largada de parasitas cujo intuito é de combater a vespa das galhas do castanheiro. Esta luta consiste na largada dos parasitas ‘Torymus sinensis’ - insetos que se alimentam das larvas que estão nas árvores e são capazes de exterminar a vespa. Estas largadas são compostas por cerca de 120 fêmeas e 10 machos - o que permite que as fêmeas, ao saírem dos tubinhos, já estejam todas fecundadas.

A vespa das galhas do castanheiro ataca as folhas da árvore, provocando a redução do crescimento dos ramos e o desenvolvimento de frutos - o que faz diminuir drasticamente a produção e a qualidade da castanha. Em alguns casos pode mesmo matar a árvore.

A Câmara de Vila Nova de Paiva ao protocolar com a RefCast (Associação Portuguesa da Castanha) e restantes parceiros que constituiem uma Comissão Técnica do plano de ação nacional para controlo da vespa das galhas do castanheiro, o desenvolvimento de um plano de ação para combater este inseto, onde o principal objetivo é reduzir ao mínimo as consequências negativas da presença dos insetos nocivos no concelho, bem como a preservação destas espécies autóctones e também a preservação das que já existem e têm um papel importante a nível sistémico e a nível económico.

Vespa Folheto1 Folheto2