6º Festival da Truta de 2 a 4 de junho

Como forma de promover as afamadas Trutas do Rio Paiva, o Município de Vila Nova de Paiva irá realizar a 6ª edição do Festival da Truta que terá lugar de 2 a 4 de junho, na Praia Fluvial de Fráguas, numa parceria com as Juntas de Freguesia, Clubes de Caça e Pesca concelhios e o Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva.

Esta 6ª edição pretende, uma vez mais, realçar todo o potencial da Truta do Rio Paiva como um dos ex-libris do concelho, com um excelente aproveitamento turístico e gastronómico.

Prática habitual nesta iniciativa, o repovoamento dos rios do concelho com a participação da comunidade escolar, é o ponto de partida do 6º Festival da Truta, no dia 2 de junho, tendo por objetivos a manutenção do equilíbrio faunístico, permitir o desenvolvimento desta espécie piscícola e sensibilizar os mais novos para a preservação dos rios e das suas espécies autóctones.

A Pesca no Paiva abre as atividades do dia 3, realçando uma das atividades que melhor carateriza estas terras do Alto Paiva, seguindo-se um almoço-convívio com os participantes. A tarde será preenchida com uma Caminhada pelo Rio Paiva, entre o Parque Urbano / Praia Fluvial de Vila Nova de Paiva e a Praia Fluvial de Fráguas, no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Ambiente. A atuação do grupo de concertinas Terras do Demo irá animar o lanche-convívio dos caminhantes.

No domingo, dia 4, o certame abre com pesca livre, com expositores de venda de produtos regionais e artesanato e com a exposição dos trabalhos elaborados no âmbito do 4º Concurso de Artes Plásticas “Trutas com Pinta”.

A truta será o cartão-de-visita do festival e poderá ser apreciada nos restaurantes e tasquinhas gastronómicas presentes no festival.

Pelas 16h00, a artista Linda & Bailarinas sobem ao palco para animar este certame com a sua música e boa-disposição.

A par do 6º Festival da Truta, decorre nos restaurantes aderentes do concelho, de 2 a 4 de junho, a Mostra Gastronómica dedicada a esta iguaria.

ATruta2017 web