Imprimir

Amigos da Memória voltaram às Terras do Demo

Alhais

O concelho de Vila Nova de Paiva volta a receber a visita dos Amigos da Memória, na sua essência professores reformados do Porto, para visitarem o património paivense.

Se na primeira excursão em junho, os visitantes passaram por alguns dos locais mais emblemáticos do concelho como o Museu Rural e a Orca de Pendilhe, o Centro de Memória Judaica, a Igreja Matriz de Vila Nova de Paiva, o Parque Botânico Arbutus do Demo onde fizeram uma prova de infusões e o Posto de Turismo onde puderam provar as compotas e licores da região; nesta segunda visita, fizeram um périplo por quase todo o concelho com visita ao património religioso, arqueológico e de lazer.

A visita guiada iniciou no Posto de Turismo/Loja TERRAS, com prova de produtos e seguiu para o Auditório Municipal Carlos Paredes com visita às exposições patentes. Em Fráguas, os pontos de interesse centraram-se na Igreja do séc. XII, na Praia Fluvial e no Pisão e já em Alhais visitaram a Igreja de estilo neo-gótico, o Padrão de Centenário, o pelourinho e o cruzeiro gótico.

De tarde, a visita teve início na Necrópole de Carvalhais, em Vila Nova de Paiva, seguindo para o Santuário de N. Sr. da Boa Sorte no Touro e a Necrópole de S. Martinho de Almoneixe, ali perto. Em Vila Cova à Coelheira aproveitaram para conhecer a Igreja e as suas necrópoles, o Pelourinho do séc. XVI considerado Imóvel de Interesse Público e um Solar do séc. XVII.

PT PT1 PT2 AMCP AMCP1
Fraguas Fraguas1 igreja frag2 fraguas perc pisao fraguas
Alhais1 Alhais Carvalhais Sr.Boa Sorte S.Martinho
S.Martinho2 S.Martinho3 S.Martinho4 VCC1 VCC2
VCC        

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.