Imprimir

Amigos da Memória voltaram às Terras do Demo

Alhais

O concelho de Vila Nova de Paiva volta a receber a visita dos Amigos da Memória, na sua essência professores reformados do Porto, para visitarem o património paivense.

Se na primeira excursão em junho, os visitantes passaram por alguns dos locais mais emblemáticos do concelho como o Museu Rural e a Orca de Pendilhe, o Centro de Memória Judaica, a Igreja Matriz de Vila Nova de Paiva, o Parque Botânico Arbutus do Demo onde fizeram uma prova de infusões e o Posto de Turismo onde puderam provar as compotas e licores da região; nesta segunda visita, fizeram um périplo por quase todo o concelho com visita ao património religioso, arqueológico e de lazer.

A visita guiada iniciou no Posto de Turismo/Loja TERRAS, com prova de produtos e seguiu para o Auditório Municipal Carlos Paredes com visita às exposições patentes. Em Fráguas, os pontos de interesse centraram-se na Igreja do séc. XII, na Praia Fluvial e no Pisão e já em Alhais visitaram a Igreja de estilo neo-gótico, o Padrão de Centenário, o pelourinho e o cruzeiro gótico.

De tarde, a visita teve início na Necrópole de Carvalhais, em Vila Nova de Paiva, seguindo para o Santuário de N. Sr. da Boa Sorte no Touro e a Necrópole de S. Martinho de Almoneixe, ali perto. Em Vila Cova à Coelheira aproveitaram para conhecer a Igreja e as suas necrópoles, o Pelourinho do séc. XVI considerado Imóvel de Interesse Público e um Solar do séc. XVII.

PT PT1 PT2 AMCP AMCP1
Fraguas Fraguas1 igreja frag2 fraguas perc pisao fraguas
Alhais1 Alhais Carvalhais Sr.Boa Sorte S.Martinho
S.Martinho2 S.Martinho3 S.Martinho4 VCC1 VCC2
VCC