Imprimir

44 anos do 25 de Abril

3

Vila Nova de Paiva comemorou os 44 anos do 25 de Abril com cerimónias que incluíram o hastear da Bandeira ao som do Hino Nacional, na presença do Corpo de Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Paiva, entidades oficiais e população em geral.

A sessão solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho foi presidida por José Manuel Rodrigues, Presidente da Assembleia Municipal, referindo na sua intervenção a importância da Revolução de Abril na transformação da sociedade e numa maior intervenção do poder local.

O Presidente da Câmara, José Morgado aludiu ao papel preponderante da sociedade civil na vida política dos concelhos e do país, na luta por melhores direitos sociais e por instituições e serviços públicos de qualidade.

Finalizadas as intervenções, os alunos do Agrupamento de Escolas foram convidados a assumir os cargos de Presidente da Assembleia, de secretários e de deputados, numa autêntica Assembleia Municipal, questionando o autarca paivense sobre diversas temáticas sociais, económicas e culturais e revelando preocupação e consciência da realidade do concelho.

A abertura do Museu Arqueológico, as medidas de proteção do património natural e edificado, as soluções para a atual situação do Centro de Saúde, as atividades desenvolvidas no Parque Botânico Arbutus do Demo, a inauguração da Biblioteca, a diminuição de alunos e o futuro das escolas do concelho, a municipalização da Educação e da Saúde, as infraestruturas desenvolvidas para cultura e tempos livres, as medidas para erradicar os fogos florestais, a desertificação, a qualidade da água e a resposta das ETAR´s e as medidas de divulgação do eco-turismo, foram as problemáticas levantadas ao autarca José Morgado.

Finda a Assembleia Municipal de Jovens, todos os presentes foram convidados a visitar a exposição 25 de Abril Ilustrado da autoria de alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva e que estará patente até meados de maio, no Auditório Municipal Carlos Paredes.

A comitiva seguiu para Pendilhe onde se realizou uma visita guiada ao Museu Rural, que alberga uma grande herança legada pela nossa história.

1 2 3 4 5
6 7 8 9 10
11 12 13 14 15
16 17 18 19