Vila Nova de Paiva celebra Aquilino Ribeiro e “O Malhadinhas”

16

No passado sábado, 19 de maio, dia de “Feira de Barrelas”, Vila Nova de Paiva, em parceria com a Bertrand Editora, prestou uma sentida homenagem ao grande mestre Aquilino Ribeiro e a uma das suas obras mais icónicas, “O Malhadinhas”, no ano em que se comemoram 55 anos da morte do escritor.

A Bertrand Editora foi uma vez mais parceira na reedição de obras deste vulto da literatura portuguesa, à semelhança da reedição de “Cinco Réis de Gente” com o Município de Sernancelhe, em 2016 e de “O Homem da Nave – Serranos, Caçadores e Fauna Vária” com o congénere de Moimenta da Beira, em 2017.

O dia foi de festa, com típico almoço numa tenda da Feira quinzenal, tão bem descrita na obra, acolhidos pelo autarca José Morgado e José Manuel Rodrigues, presidente da Assembleia Municipal.

A arruada dos Bombos de Pendilhe deu início ao evento que continuou com a magnífica atuação do Rancho Folclórico de Sernancelhe, com a presença do vereador da Cultura daquele município, Armando Mateus.

No Auditório Municipal Carlos Paredes foi constituída a Mesa perante mais de centena e meia de espetadores, da vereadora da Cultura, Delfina Fonseca, presidentes de Junta, o ex-autarca Diogo Pires, o ex-governador Civil, Acácio Pinto, Bárbara Soares da Bertrand e restantes aquilinianos.

Iniciou-se com a preleção de Paulo Neto, diretor da revista literária “aquilino”, seguindo-se o neto do Escritor, Aquilino Machado, o diretor da Bertrand Editora, Eduardo Boavida, a docente da Universidade de Aveiro, Maria Eugénia Pereira e os presidentes das três autarquias: Carlos Silva Santiago, de Sernancelhe, José Eduardo Ferreira, de Moimenta da Beira e o anfitrião, José Morgado. Estes três autarcas detentores da propriedade da FAR, Fundação Aquilino Ribeiro, em Soutosa, acentuaram com eloquência o denominador comum, que é a relevância de Aquilino para os três territórios, a importância de ler a sua obra, a imperiosidade da preservação do seu legado, imaterial e físico.

Ficou o compromisso das três autarquias presentes: a reedição conjunta, em 2019, das “Terras do Demo”, no ano em que se celebra o centenário da sua aparição.

Finda a sessão, José Morgado convidou para a visita às exposições de algumas primeiras edições autografadas de Aquilino, de uma diacronia de sua vida e obra e das ilustrações de Bernardo Marques, que integraram a edição autónoma de 1946.

O evento foi musicalmente animado por elementos da Orquestra Cem Notas.

Seguiu-se um convival momento com uma merenda a preceito... beiroa.

Foi posto à venda o livro dado ao prelo, assinado por Aquilino Machado e, a Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva deu a conhecer a edição de um prato da Vista Alegre com uma imagem inédita do Malhadinhas, do ilustrador José Almeida, comemorativa da ocasião.

01 02 1 1a 2
16 14 13 15 capa 800x485