Imprimir

45 anos do 25 de Abril

1844

Vila Nova de Paiva associou-se, uma vez mais, às comemorações do 25 de Abril, celebrando-se este ano 45 anos daquele que ficou conhecido como o Dia da Liberdade.

As cerimónias oficiais iniciaram com o ato solene do hastear das bandeiras, sob a guarda de honra dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Paiva, na presença de entidades oficiais e população em geral.

A sessão solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho foi presidida por José Manuel Rodrigues, Presidente da Assembleia Municipal, referindo na sua intervenção o valor e o significado da democracia.

O Presidente do Município, José Morgado fez uma evocação ao 25 de Abril, relembrando os direitos políticos e civis conseguidos com a Revolução dos Cravos, criticou as desigualdades sociais e territoriais que têm marcado o panorama nacional e apelou aos jovens para serem reivindicativos. O edil paivense aproveitou a ocasião para prestar uma sentida homenagem póstuma ao Capitão de Abril e amigo destas terras, Coronel Gertrudes da Silva.

Finalizadas as intervenções, os alunos do Agrupamento de Escolas foram convidados a assumir os cargos de Presidente da Assembleia, de secretários e de deputados, numa autêntica Assembleia Municipal, questionando o autarca paivense sobre diversas temáticas sociais, económicas e culturais e revelando preocupação e consciência da realidade do concelho.

Os direitos humanos, os equipamentos e infraestruturas desenvolvidas para cultura e tempos livres, a preservação e divulgação do património cultural, a reabilitação urbana, a recuperação de peças do Museu Arqueológico do Alto Paiva, a inauguração da Biblioteca, a municipalização, os desafios da reorganização administrativa, as medidas para minorar a desertificação do concelho, a divulgação do eco-turismo, a qualidade da água, as medidas de proteção da floresta e a diminuição de alunos, foram as questões levantadas ao Presidente do Município.

Finda a Assembleia Municipal de Jovens, todos os presentes foram convidados a visitar o Museu Arqueológico do Alto Paiva e a exposição de património da autoria de alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva, patente até ao final de maio.

1825 1828 1837 1838 1845
1856 1858 1862 1873 1884
1885 1890 1904 1906 1909