PR2 - Rota do Caldeirão
A Rota do Caldeirão é uma senda, um encontro feliz com a natureza, um passadiço que se enamora, um retalho da Beira Alta, que abração planalto da Nave.
O Caldeirão, o gado paivoto, a Passagem, os amieiros, a Ribeira da Póvoa, as Várzeas e, ao alto, a Nave. A Rota do Caldeirão é a geografia dos povos que por cá passaram e se instalaram.
A Rota, como o Touro, lembra esse Caldeirão, uma “Terras fértil, gado e caça”. A correr de Este para Oeste, vindos da encosta Sul da Serra da Nave, atravessando quase toda a Freguesia. Um vislumbre de Adomingueiros, Lage Gorda, Viduinho, Póvoa, Cerdeira e Avesseira. Prados e lameiros que se pressentem logo no Parque Urbano, conhecendo rio de alimento, moinhos de água, cereal repisado, guardado no espigueiro, na arca. É também a abundância desta água que fertiliza este magro chão de granito, que rega amieiros e salgueiros, carvalhos e por onde, ainda, andam lobos.
Início – Igreja Matriz de Touro
Distância – 3,11 km
Desnível – +3m/-3m
Elevação Máx./min. – 801/785
Tipo – circular
Dificuldade - Fácil
